Terça, 30 de Novembro de 2021 20:58
62 3371-3000
Cidades CULTURA

Após período de reformas o Gabinete Litterário Goyano será inaugurado com extensa programação

Primeira biblioteca pública do estado de Goiás conta mais de 19 mil volumes

01/10/2021 15h00
Por:
Foto: Lázaro Ribeiro
Foto: Lázaro Ribeiro

 

Após um longo período de reforma e restauração, o Gabinete Litterário Goyano foi reinaugurado, foram feitas obras de restauração completa e requalificação da sede que fica na Rua Coronel Joaquim Guedes de Amorim, nº 09, Centro, da cidade de Goiás/GO. Segundo o presidente Rafael Ribeiro Bueno Fleury de Passos, chegar a esse momento é um sonho realizado.

 

O Gabinete Litterário Goyano foi fundado no dia 10 de abril de 1864, por Raymundo Sardinha da Costa, juntamente com outros cem vilaboenses, para a fundação do gabinete foram muitos esforços de gerações anteriores, sendo reconhecido por Genesco Bretas (1991) como a primeira biblioteca pública do Estado de Goiás, celebrando, neste 2021, seus 157 anos.  O Gabinete Literário exerceu, a partir da segunda metade do século XIX, papel crucial na circulação de livros e da leitura nestas terras goianas quando ainda éramos província, tendo funcionado, na antiga capital, como gabinete de leitura com locação de livros, tanto literários como das mais diversas áreas do conhecimento. 

 

A programação de Inauguração das Obras de Restauro Completo e de Requalificação da Sede do Gabinete Litterário Goyano,  começa nesta sexta-feira (01), com Missa em Ação de Graças, na Igreja de São Francisco de Paula às 19 horas, às 20 horas será a Solenidade de Inauguração, na sede do gabinete.

 

Confira Programação completa:

 

- 20h30min: Apresentação cultural com declamação de poemas; 

- 21h: Homenagens; 

- 21h30min: Lançamento dos Trabalhos de Higienização e Catalogação do Acervo do Gabinete Litterário Goyano; 

- 22h: Lançamento do “Trimestre Cultural pela Inauguração do Restauro do Gabinete Litterário Goyano”, com abertura da Exposição: “Gabinete Litterário Goyano: 157 Anos de Luta pela Cultura”.

E a programação se estende também para o sábado dia 02 de outubro com um café da manhã, confira a programação do sábado.

- 08h: Café da Manhã de Confraternização, na sede do Gabinete Litterário Goyano; 

- 09h: Ato “Abraço no Gabinete”; 

- 20h: Sarau do Gabinete Litterário Goyano, na Casa de Cora Coralina.

 

O presidente ressalta que todos os eventos seguirão os protocolos sanitários em razão da pandemia.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.