O médico e ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) participa, ao vivo, da edição desta quinta-feira, dia 14, do programa Rádio Notícia. O programa começa às 11h e vai até as 13h. Ao seu lado irão participar jornalistas dos veículos de comunicação afiliados à Ummix Super Rede. A apresentação é do radialista Wander Toledo. Para ouvir, acesse o YouTube ou o Facebook da Ummix Cidade de Goiás. Além disso, o programa será disponibilizado em rede para todas as nove emissoras de rádio afiliadas.
Mandetta é médico ortopedista e foi responsável pelo Ministério da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro de 1.º de janeiro de 2019 a 16 de abril de 2020. Conduziu as ações iniciais do enfrentamento à pandemia da Covid-19 e enfrentou resistência pela ação de isolamento horizontal e acabou demitido. Agora é um dos nomes cotados para disputar o cargo de presidente da República nas eleições de 2022, representando o que muitos chamam de terceira via.
Nascido em Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta é o caçula dos cinco filhos de Maria Olga e Hélio, médico referência em ortopedia no Mato Grosso do Sul. Deixou o Centro-Oeste aos 17 anos, quando se mudou para o Rio para cursar Medicina na Universidade de Gama Filho. Depois, estudou nos Estados Unidos, retornou a sua cidade e foi presidente da Unimed de Campo Grande.
Filho de uma oligarquia, já que é primo de senador, de deputado e de prefeito, o ex-ministro teve seu primeiro cargo público em 2005. Foi secretário de Saúde de Campo Grande, deputado federal por dois mandatos e aproximou-se de Bolsonaro durante a campanha eleitoral e sugeriu propostas para a saúde. Já ministro, em 2020, após o primeiro caso de coronavírus passou a conceder coletivas de imprensa diárias, informando sobre o enfrentamento da pandemia e cobrando orçamento.
Como ex-ministro, passou a conceder entrevistas e retornou às manchetes nacionais durante a CPI da Covid-19 por ter alertado sobre a operadora Prevent Senior, em uma declaração que ocorreu durante uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, na qual Mandetta criticou duramente o Hospital Sancta Maggiore, que pertence à operadora.
Transmissão no rádio
Na Ummix 99,7 FM, da Cidade de Goiás, o programa será exibido ao vivo, caso seja solucionado o problema técnico ocorrido na torre de transmissão da emissora. Caso não seja possível, será veiculado a íntegra do programa pelas ondas do rádio assim que solucionado o problema, além de ser publicado em podcast no Deezer e Spotify e disponibilizado para as demais emissoras afiliadas.