Domingo, 23 de Janeiro de 2022 21:02
4000-2115
Cidades MEIO AMBIENTE

Lixo toma conta da região do Rio Bagagem

Despejo incorreto de lixo está sendo investigado e multado

20/10/2021 23h08 Atualizada há 3 meses
Por: Marcela Guimarães
Lixo toma conta da região do Rio Bagagem

Passa ano e sai ano e o lixo permanece espalhado pela Cidade de Goiás. Morador do município desde 2017, o servidor público aposentado João Oldiniz Pinheiro se decepciona ao ver a quantidade de espaços da natureza invadidos por resíduos domésticos. “É tanto lixo jogado nas estradas de chão que dão acesso à cidade que, se continuar assim, em pouco tempo Goiás vai virar um lixão”, afirmou. Em específico, ele se espanta com uma estrada que vai para o campo de futebol do Marcinho, perto do Jardim Paraíso e Setor Três Palmeiras, na região do Rio Barragem. 

 

Mesmo com tanto lixo, a limpeza é feita periodicamente, garante o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Clementino. "Há duas semanas que o local foi limpo e agora já está sujo novamente. Então, planejamos a instalação de câmeras alimentadas com energia solar para filmar quem joga lixo por lá. Aguardamos o orçamento para colocar em prática”, afirmou.

 

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo um trabalho de investigação para multar quem pratica este tipo de crime ambiental. Recentemente, por meio deste trabalho, foi identificado que uma loja de eletrodomésticos estava despejando lixo em local indevido. O proprietário foi identificado e está sendo feito um processo para autuar e multar o infrator. “As pessoas só se conscientizam quando dói no bolso”, afirmou. 

 

Lucas Clementino informou ainda que na  semana que vem vai ser feita a retirada de lixo, jogado pela própria população, dentro do Rio Bagagem. Também avançará com visitas em escolas para conscientizar os mais jovens. “É uma coisa que não dá para entender, pois a cidade tem coleta regular de lixo e coleta de materiais recicláveis”, comenta o morador João Oldiniz. 

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.