A jornalista Arcelina Helena Publio Dias lança mais um livro nesta sexta-feira, dia 29, às 18h30, na Casa das Mulheres Coralinas, na Cidade de Goiás. A obra se chama "Cem dias na China...com os anjos". O nome foi escolhido ao longo das visitas em nove cidades deste enorme país de um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes. A obra remete a histórias milenares, diversidades das culturas, fantásticas esculturas, prédios super modernos, museus antigos e 57 diferentes etnias.
A autora estudou mandarim por seis semanas na UnB antes de partir para a aventura. "Graças aos anjos sobrevivi aos meus esquecimentos, encontrei coisas perdidas e outras que, simplesmente, desapareceram. Algumas vezes me perdi, fiquei nervosa mas logo encontrava anjos que me mostravam o caminho", conta. Trabalhou ministrando aulas de português na Universidade de Dalian para Línguas. “Em outras cidades, me hospedei em Albergues da Juventude: estrangeiros e chineses me ajudaram a entender a China”, conta. Ela também visitou os principais pontos turísticos, como a Grande Muralha da China, museus, praças, igrejas e os arranha-céus mais altos do mundo.
Paulista, a jornalista se aposentou em 1999 e iniciou uma peregrinação pelo mundo, que contaria 500 dias. Pouco antes, ela havia perdido o único filho que se mudava de Brasília para o Mosteiro da Anunciação do Senhor, Goiás. Hoje, ela mora na Cidade de Goiás e já publicou mais cinco livros: Crônica do Salário Mínimo, Sinais de Esperança: Jornalista inicia peregrinação entre os pobres dos cinco continentes, Perdão África Perdão, Memória e Libertação e Além do Silêncio. Confira mais sobre as obras aqui.