Quarta, 18 de Maio de 2022 10:09
062 4000-2115
Entretenimento CULTURA

Feira do Quilombo será inaugurada nesta quinta

Confira o endereço e horário de funcionamento

03/11/2021 19h24 Atualizada há 6 meses
Por: Marcela Guimarães
Feirantes testam montagem de barracas para a Feira do Quilombo. Foto: AQAS
Feirantes testam montagem de barracas para a Feira do Quilombo. Foto: AQAS

 

Comidas típicas, artesanato e alimentos agroecológicos são alguns dos tipos de produtos que os vilaboenses vão encontrar a partir de amanhã, dia 4, na Feira do Quilombo Alto Santana. A inauguração e o funcionamento será das 16h às 22h, na Praça da Elivel, Setor Carmo, na Cidade de Goiás. A princípio, o funcionamento continua às quintas-feiras.

 

A iniciativa é da Associação Quilombola Alto Santana (AQAS), que é um coletivo de remanescentes de pessoas que foram escravizadas. Segundo texto da própria associação, "um dos objetivos é abrir espaço para as vozes pretas vilaboenses que ainda seguem buscando justiça social num país que não concluiu a abolição da escravidão". 

 

De acordo com a presidenta da AQAS, Fernanda Faria, a feira é uma forma de emancipação e de acrescentar a renda. “Alguns quilombolas, nem renda possuem, e pensamos nesta ação para dar uma ajuda para as famílias”, afirmou. Entre os produtos ofertados estão frutos do cerrado, como pequi; caldos; bolos típicos como mané pelado; conservas de jurubeba, pimenta e outras; frangos caipiras; ovos; queijos; xarope caseiro; cachaça com murici; mutamba; amora; cajuzinho do cerrado e muito mais. Tem ainda toda gama de artesanato em cerâmica.

 

O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento do Artesanato Goiano do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado de Cultura. Além disso, tem o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Goiás, vereadora Elenízia da Mata, IFG, entre outras instituições.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.