Em vídeo, um morador da Cidade de Goiás, que prefere não se identificar, afirmou que o sebo bovino alcançou o Rio Vermelho. A substância foi derramada no Rio Bacalhau, no dia 27 de novembro, após acidente com caminhão da JBS que tombou na GO-070 derramando 23,5 toneladas de dejetos na água. A limpeza do sebo neste rio foi concluída na sexta-feira, dia 10, e segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) não havia mais a substância no rio . O morador afirma que gravou o vídeo no último dia 12. Assista aqui.
Ao receber a denúncia, a reportagem da Ummix Cidade de Goiás entrou em contato com a JBS que enviou o seguinte posicionamento: “A JBS informa que uma equipe técnica será enviada neste sábado (18) para fazer uma inspeção no local do acidente e arredores. Se necessário, será feita nova limpeza da área.”
A Ummix também procurou a Semma novamente sobre o assunto. A informação de que o sebo alcançou o Rio Vermelho não foi confirmada, pois o órgão não tinha conhecimento do fato. Após receber a denúncia, Lucas Clementino, secretário da pasta, também notificou a JBS. “Caso houvesse novos detritos, a empresa do seguro da carga seria informada e faria a retirada e monitoramento da área”, afirmou. A Semma também vai averiguar.
Sobre o relatório de impacto ambiental no local a JBS afirmou que será concluído até o fim do mês de dezembro. A respeito de responsabilização, a Semma informou que notificou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), órgão responsável por decidir se abrirá processo de crime ambiental ou não.