Quarta, 25 de Maio de 2022 00:59
062 4000-2115
Brasil MEIO AMBIENTE

Após contato da Ummix, JBS vai enviar equipe à Cidade de Goiás

Em vídeo, morador afirmou que sebo bovino alcançou o Rio Vermelho

18/12/2021 11h38 Atualizada há 5 meses
Por: Marcela Guimarães
Restos dos dejetos de sebo bovino que estariam no Rio Vermelho, segundo denúncia de morador
Restos dos dejetos de sebo bovino que estariam no Rio Vermelho, segundo denúncia de morador

Em vídeo, um morador da Cidade de Goiás, que prefere não se identificar, afirmou que o sebo bovino alcançou o Rio Vermelho. A substância foi derramada no Rio Bacalhau, no dia 27 de novembro, após acidente com caminhão da JBS que tombou na GO-070 derramando 23,5 toneladas de dejetos na água. A limpeza do sebo neste rio foi concluída na sexta-feira, dia 10, e segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) não havia mais a substância no rio . O morador afirma que gravou o vídeo no último dia 12. Assista aqui.

 

Ao receber a denúncia, a reportagem da Ummix Cidade de Goiás entrou em contato com a JBS que enviou o seguinte posicionamento: “A JBS informa que uma equipe técnica será enviada neste sábado (18) para fazer uma inspeção no local do acidente e arredores. Se necessário, será feita nova limpeza da área.”

 

A Ummix também procurou a Semma novamente sobre o assunto. A informação de que o sebo alcançou o Rio Vermelho não foi confirmada, pois o órgão não tinha conhecimento do fato. Após receber a denúncia, Lucas Clementino, secretário da pasta, também notificou a JBS. “Caso houvesse novos detritos, a empresa do seguro da carga seria informada e faria a retirada e monitoramento da área”, afirmou. A Semma também vai averiguar. 

 

Sobre o relatório de impacto ambiental no local a JBS afirmou que será concluído até o fim do mês de dezembro. A respeito de responsabilização, a Semma informou que notificou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), órgão responsável por decidir se abrirá processo de crime ambiental ou não.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.