Quarta, 25 de Maio de 2022 00:59
062 4000-2115
Geral ALERTA

PERIGO: Cobras e aranhas invadem casas no Jardim das Acácias

Veja as fotos

31/12/2021 15h40 Atualizada há 4 meses
Por: Marcela Guimarães
PERIGO: Cobras e aranhas invadem casas no Jardim das Acácias

Imagine chegar em casa e se deparar com uma cobra ao lado do seu gato de estimação? Foi essa a situação que um morador do Jardim das Acácias, na Cidade de Goiás, que não quis se identificar, passou em sua residência. O fato pode parecer isolado, mas é cotidiano no local.

Cobras de diversas espécies e aranhas estão entre os animais peçonhentos que o morador já encontrou em sua casa, colocando sua família em perigo. “Em seis meses que moro no Jardim das Acácias já apareceram 5 cobras, que meu gato sempre mata, graças a Deus. Agora, aranha caranguejeira é todos os dias. Tivemos que dar um jeito de vedar nossas portas, mas ainda assim elas conseguem entrar”, contou.

Em resposta, a coordenadora de Vigilância Sanitária do município, Juliana  Oliveira  Barbosa  Fonseca, informou que não foi registrada nenhuma denúncia no órgão sobre esta situação no Jardim das Acácias. “Em caso de aparecimento de cobras nas residências, sugerimos que evitem de todo modo a aproximação e a captura e entrem em contato com o Corpo de Bombeiro para realizar a remoção”, afirmou. Confira abaixo a orientação completa enviada por ela à reportagem da Ummix Cidade de Goiás. 

NOTA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Sobre essa situação, esclarecemos que não foi registrada na Vigilância Sanitária nenhuma denúncia dessa natureza na localidade do Setor Jardim das Acácias. Mas aproveitamos a oportunidade para orientar a população que no aparecimento de animais peçonhentos, que os moradores tenham precaução e não se aproximem e evitem a captura para evitar acidentes.

Em caso de aparecimento de cobras nas residências, sugerimos que evitem de todo modo a aproximação e a captura e entrem em contato com o corpo de bombeiro para realizar a remoção. Quanto ao aparecimento de escorpiões, orientamos que seja comunicado ao NCV (Núcleo De Controle De Vetores), 33717704, que realizam medidas de controle e manejo populacional e orientam quanto a modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável ao aparecimento, permanência e proliferação desses animais.

Em caso de acidentes com os animais peçonhentos, procurar o Hospital São Pedro, para que sejam tomadas as medidas profiláticas necessárias o mais rápido possível. Estamos em época chuvosa e propícia para o aparecimento desses animais, mas uma maneira de evitar/ minimizar os riscos de aparecimento destes nas residências é manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar.  

Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios, limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis.

Em caso de negligência do proprietário, orientamos que seja feita denúncia na vigilância sanitária, pelo telefone 33717750, ou prefeitura, para que os agentes fiscais possam visitar o local e solicitar providências

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.