No último sábado, dia 22, durante um trabalho na zona rural, Kennedy Silveira Cintra sofreu uma queda de cavalo e fraturou o quadril e o fêmur. O acidente ocorreu por volta das 11h30 em uma fazenda a cerca de 50 km da Cidade de Goiás. Diante das estradas, com buracos, o transporte por terra estava gerando muita dor. Então, o Corpo de Bombeiros e o SAMU - Regional Rio Vermelho - prestaram o atendimento e providenciaram o transporte do paciente de avião para Goiânia.
“Foi realizada a transferência do paciente para uma prancha a vácuo, que consegue ser anatômica facilitando assim o transporte, além de vários analgésicos injetáveis para ajudar o paciente no alívio da dor”, contou a equipe do Samu em publicação oficial em suas redes sociais. Participaram da ação a médica Luciana, as enfermeiras Ana Paula Beltrão e Thalita (em treinamento), além do condutor / socorrista Carnel.
“Os Bombeiros e o Samu já chegaram com o Kennedy no aeródromo e o avião do corpo de bombeiros desceu e trouxe ele para o Hugol, em Goiânia. Lá, não tivemos respaldo. Ele ficou das 7h30 até as 8h jogado em um corredor, sem atendimento ou informação de cirurgia. Então, pedi uma transferência para o IOG (Instituto Ortopédico de Goiânia), já que temos o convênio do Ipasgo. Foi ótimo e está recebendo todo o atendimento”, narra Sílvia Maria Berquó de Alarcão, esposa do paciente. Eles moram na Cidade de Goiás.
Kennedy está bem e já passou por um procedimento para recolocar o osso fêmur no lugar, agora está medicado e bem assistido. Está fazendo a bateria de exames para fazer a cirurgia nesta segunda, dia 24. “No SUS, na Cidade de Goiás, com o trabalho dos Bombeiros e Samu e o avião que eles conseguiram, funcionou bem demais. Só não tivemos respaldo no Hugol pelo fato de estar muito cheio. Chegam emergências maiores, com risco de morte, e acaba que o Kennedy estava com muita dor e não pudemos esperar. Já no IOG, também foi ótimo. Atendimento de primeira e só elogios para o pessoal”, conta.
Fotos: Reprodução | @samu_regionalriovermelho