Tiradentes viveu no século 18, época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Sendo assim, as riquezas aqui produzidas, em grande maioria, seguiam para a terra de Cabral. Essa relação era bastante lucrativa, já que em cidades de Minas Gerais e Goiás (inclusive na cidade de Goiás) se encontrava muito ouro.
Com a escassez desse precioso minério, Portugal começou a desconfiar que os brasileiros estavam "contrabandeando" o minério de suas próprias terras. Logo, começou a cobrar impostos mais caros e tomar medidas repressivas contra os brasileiros.
Vale lembrar, que a independência dos Estados Unidos e a crítica de filósofos europeus em relação à monarquia, influenciou os intelectuais brasileiros a conspirarem a favor da independência do Brasil. E, neste clima nasceu a Inconfidência Mineira, que lutava pela soberania do País.
Um dos mais engajados nesse movimento foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele possuía um cargo militar e também exercia a função de dentista. Mas, entre os intelectuais da Inconfidência, era o único que não tinha posses.
Todos os participantes da Inconfidência foram condenados, no entanto, apenas Tiradentes foi enforcado em praça pública no dia 21 de abril de 1792.
Após a independência do Brasil, em 1822, se tornou o primeiro herói brasileiro. Porém, somente em 1965, que a data de sua morte tornou-se feriado nacional.