Segunda, 27 de Junho de 2022 08:51
062 4000-2115
Educação CURIOSIDADES

Quem foi Tiradentes? E por que é feriado?

Que hoje é feriado nacional, muita gente sabe. No entanto, a história do grande homenageado desta quinta-feira (21), também não pode ser esquecida. Relembre

21/04/2022 11h00
Por: Rariana Pinheiro
Quem foi Tiradentes? E por que é feriado?

Tiradentes viveu no século 18, época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Sendo assim, as riquezas aqui produzidas, em grande maioria, seguiam para a terra de Cabral. Essa relação era bastante lucrativa, já que em cidades de Minas Gerais e Goiás (inclusive na cidade de Goiás) se encontrava muito ouro. 

 

Com a escassez desse precioso minério, Portugal começou a desconfiar que os brasileiros estavam "contrabandeando" o minério de suas próprias terras. Logo, começou a cobrar impostos mais caros e tomar medidas repressivas contra os brasileiros. 

 

Vale lembrar, que a independência dos Estados Unidos e a crítica de filósofos europeus em relação à monarquia, influenciou os intelectuais brasileiros a conspirarem a favor da independência do Brasil. E, neste clima nasceu a Inconfidência Mineira, que lutava pela soberania do País.

 

Um dos mais engajados nesse movimento foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele possuía um cargo militar e também exercia a função de dentista. Mas,  entre os intelectuais da Inconfidência, era o único que não tinha posses. 

 

Todos os participantes da Inconfidência foram condenados, no entanto, apenas Tiradentes foi enforcado em praça pública no dia 21 de abril de 1792. 

 

Após a independência do Brasil, em 1822, se tornou o primeiro herói brasileiro. Porém, somente em 1965, que a data de sua morte tornou-se feriado nacional. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.