O governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve na Cidade de Goiás, nesta quarta-feira (11/05), para inauguração da Policlínica Estadual Brasil Bruno de Bastos Neto - Região Rio Vermelho Goiás. Durante a solenidade, a divulgação do nome da unidade comoveu os presentes, já que trata-se de uma homenagem ao filho da ex-prefeita Selma Bastos, que faleceu em 2016, aos 24 anos, vítima de meningite.
No evento, que contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo do prefeito Aderson Gouveia (PT) e do secretário de Estado de Saúde, Sandro Rodrigues, Caiado anunciou que a Policlínica será ampliada para oferecer serviço de hemodiálise, assim como já existe em Posse e Quirinópolis.
“Teremos aqui toda uma estrutura ampliada para que as pessoas possam ter um tratamento digno e não tenham que se deslocar para outras regiões”, afirmou. Pacientes também terão acesso a medicamentos de alto custo, antes centralizados na Capital. “É respeito às pessoas”, frisou o governador.
“Saúde não pode ser mendigada, tem que ser colocada à disposição de todo homem e mulher que contribui para fazer um município, um estado e um Brasil melhor”, disse Aderson Gouveia, em seu discurso.
O secretário de saúde também ressaltou a importância da unidade para saúde e comodidade da região. “Os doentes crônicos serão avaliados aqui. Aqui eles terão a continuidade do tratamento”, garantiu o governador ao frisar que o serviço desafoga hospitais de urgência.
Gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a Policlínica abriu as portas no dia 29 de março e já realizou 795 consultas e 976 exames de imagens e laboratoriais, regulados pelo Complexo Regulador Estadual. Para a construção e aparelhagem da estrutura foram destinados R$ 20,6 milhões. A unidade promete garantir atendimento a mais de 203 mil moradores que compõem a Regional de Saúde Rio Vermelho.
Assistência Especializada
A estrutura oferece 20 especialidades médicas, como cardiologia, endocrinologia, dermatologia, ortopedia, ginecologia, mastologia, pediatria. Além disso, conta com equipe multiprofissional composta por assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. Na policlínica, a população ainda pode realizar 23 tipos de exames, entre ergométricos, de imagens (mamografia, colonoscopia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, raio-X) e laboratoriais.
Saúde da mulher
A Policlínica da Cidade de Goiás também contará com uma unidade móvel de prevenção ao câncer de mama e colo uterino, a Carreta da Prevenção. No veículo, serão realizados exames de mamografia e citopatológicos. “É para fazer o atendimento local, dentro de uma agenda definida com os prefeitos”, explicou o governador.
*Foto*: Junior Guimarães e Cristiano Borges