Com mais de sete anos na área, o implantodontista Renan Gontijo, já realizou cerca de 2 mil implantes. Ao longo da carreira, ajudou pacientes que perderam um ou mais dentes a recuperarem a segurança e comodidade na hora de se alimentar e sorrir. “Ao contrário das próteses antigas que podem se soltar, os implantes ficam totalmente fixos”, explica.
O especialista informa ainda que o procedimento, que consiste, a grosso modo, na substituição da raiz do dente por um pequeno parafuso, é indicado para quem, por algum motivo, perdeu um ou mais dentes.
O procedimento é separado por duas fases. “A primeira é a fase cirúrgica, na qual se retira o dente para colocar o parafuso no local, substituindo a raiz do dente”, explica ele, ressaltando que após esse processo, é preciso esperar a cicatrização do local.
“Esse momento, a gente chama de osseointegração, um período no qual vai se formar o osso em volta da região, que vai possibilitar fazermos uma coroa fixa em cima do implante”, detalha.
Tipos
Ainda segundo Renan Gontijo, há casos em que são indicadas as próteses múltiplas - quando o paciente perdeu mais de um dente - ou a unitária.
“Vale lembrar que o implante é também indicado para pacientes com nenhum dente. Nesse caso, é colocado a prótese tipo protocolo, onde usamos de quatro a seis implantes na região superior e de quatro a cinco implantes na região inferior. Assim vamos substituir as raízes dos dentes e fazer uma próteses fixa”, explica.
O especialista em implantes garante que a Odontologia Vila Boa está preparada para atender os pacientes da melhor forma possível. “Contamos, por exemplo, com o Raio X panorâmico. Assim, quando nossos pacientes chegam para fazer avaliação, em poucos minutos, já sai o resultado. Assim, já podemos começar a explicar o tratamento e planejamento de cada caso”, ressalta.