Com o alto índice de desemprego causado, em especial, pela pandemia do Covid-19, surgiu na Cidade de Goiás o Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Desempregados da Cidade de Goyaz (MTD). O objetivo é criar uma Cooperativa de Trabalho para garantir ocupação e renda para moradores do município. Para identificar e organizar as pessoas em situação de desemprego, está sendo realizado mutirão por bairros.
As mulheres compõem a maior parte dos desempregados: 60% e homens são 40%, todos com idade entre 17 e 51 anos. Nesses mutirões, os organizadores identificaram que o tempo médio de procura de emprego na Cidade de Goiás oscila entre 6 meses e 36 meses. Estes números são fruto do mutirão realizado no início de fevereiro no Setor Goiás 2, quando os organizadores foram de casa em casa perguntando a situação dos moradores.
Nos dias 12 e 13 deste mês está programado um mutirão no Setor Rio Vermelho. Os organizadores esperam passar por todos os bairros da cidade e com a criação da cooperativa a expectativa é garantir emprego e renda das pessoas.