Quarta, 25 de Maio de 2022 01:52
062 4000-2115
Mulheres da Cidade MULHERES DA CIDADE

Ex-prefeita e professora Selma Bastos é a mulher mais lembrada na categoria Política na pesquisa Mulheres da Cidade

Com história marcante e de muito reconhecimento em sua trajetória na política e na educação

22/03/2021 08h54 Atualizada há 1 ano
Por: Rosângela Aguiar
Ex-prefeita e professora Selma Bastos é a mulher mais lembrada na categoria Política na pesquisa Mulheres da Cidade

 

Primeira mulher a ser eleita prefeita da Cidade de Goiás e a primeira e única até o momento a ser reeleita para o cargo, Selma Bastos nunca pensou em entrar para a política. Antes de se formar na UEG no Campus Cora Coralina pra ser professora, Selma Bastos foi bancária, assim como o pai. E foi em função da atuação como professora do ensino médio que chegou ao cargo de Secretária Municipal de Educação em 2001, o primeiro contato com o mundo da política e do executivo. E foi ali que percebeu que poderia fazer a diferença na vida dos vilaboenses. E não é por acaso que o nome de Selma Bastos foi o mais citado entre as mulheres na categoria Política da pesquisa Mulheres da Cidade, uma promoção da Rádio Ummix 99,7 FM em parceria com o Instituto Ágora e que tem como objetivo homenagear as mulheres de destaque.

“Se não tivesse sido professora, não teria sido convidada para ser secretária. E foi quando eu vi de perto os desafios do município, a luta dos pais de crianças dos assentamentos, e isso despertou o sentimento de querer ajudar e mudar essa realidade”, conta, emocionada, a ex-prefeita. Em 2008 foi candidata a prefeita pela primeira vez e perdeu, mas em 2012 foi vitoriosa, sendo reeleita para o cargo no mandato seguinte. 

Após passar o bastão para o atual prefeito Aderson Gouvea, Selma tirou uma licença prêmio de três meses e foi se dedicar à família e descansar. “Resolvi me afastar um pouco. Saí da prefeitura com o sentimento de dever cumprido, com sentimento de desapego”, conta. E foi por esse afastamento de alguns meses que não imaginou que fosse ser tão lembrada pela população.

“Fiquei muito emocionada e feliz, alegre de receber esse carinho do vilaboense, de ser lembrada. Mais um prêmio que a gente ganha e que nos da o sentimento de dever cumprido e ter feito um trabalho bonito”, comenta Selma Bastos. A ex-prefeita fez questão de elogiar outras mulheres da política vilaboense como a vice-prefeita Zilda Lobo e a vereadora Elenita da Mata. “Eu nunca tive a pretensão de entrar para a política mas sempre tive disposição de ajudar o outro, de contribuir com minha cidade e fico muito honrada com essa homenagem. Não esperava mesmo”, diz emocionada.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.