Quarta, 25 de Maio de 2022 01:02
062 4000-2115
Mulheres da Cidade MULHERES DA CIDADE

Vereadora Elenízia é uma das mulheres da política mais lembradas da Cidade de Goiás

Primeira mulher negra eleita vereadora na Cidade de Goiás, Elenízia da Mata é uma das mais citadas na categoria Política na pesquisa Mulheres da Cidade

22/03/2021 09h15 Atualizada há 1 ano
Por: Rosângela Aguiar
Vereadora Elenízia é uma das mulheres da política mais lembradas da Cidade de Goiás

 

Uma mulher de luta e guerreira. Assim Elenízia da Mata se auto define. E foi justamente o trabalho realizado na defesa dos direitos da mulher, dos negros, dos quilombolas, dos direitos humanos e dos mais necessitados, que levou Elenízia da Mata à Câmara Municipal de Goiás. É primeira mulher negra a ser eleita na cidade e com expressiva votação. E não é por acaso que Elenízia foi a segunda mulher mais lembrada na categoria Política na pesquisa Mulheres da Cidade, uma promoção da Ummix Cidade de Goiás em parceria com o Instituto Ágora, que homenageia as mulheres de destaque no município em 24 categorias.

“Sou mulher, negra, cristã, mãe, empreendedora, gestora pública, militante feminista, contadora de histórias e cantora. Acredito profundamente no chamado Divino e nobre de servir às pessoas como minha missão”, diz Elenízia da Mata. Nesta semana (dia 17 de março) a vereadora perdeu a mãe, professora Elenita da Mata de Jesus para a Covid-19. Apesar do luto, ela ficou feliz e agradecida pelo reconhecimento da população na pesquisa Mulheres da Cidade, com indicação espontânea por meio digital ou presencial.

Elenízia nasceu em Goiânia, mas se considera afro-indígena, uma vez que a família dela é originária do quilombo São Félix, no município de Matrinchã, em Goiás, aonde chegou a morar. Com o incentivo da família se mudou para Vila Boa para estudar e como ela estudou. Elenízia é formada em Letras pela UEG, fez MBA em Gestão do Terceiro Setor pela ESUP e Especialização em Direitos Sociais pela UFG. Na coordenação do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher da Cidade de Goiás) desde 2013, viu o trabalho realizado no centro ser escolhido como uma das 10 melhores iniciativas de gestão do país em 2019.

Esta mulher guerreira ainda é membra do Fórum de Políticas Públicas para Mulheres da Cidade de Goiás, consultora e instrutora credenciada pelo Sebrae, Membra da ASCENDA- Associação de empresários e empreendedores para o fortalecimento do afro-empreendedorismo, sendo ela mesma uma empreendedora e associada benemérita da As Coralina e da Associação Quilombola Alto Santana. Uma história de luta por justiça social que mereceu o reconhecimento dos vilaboenses como a segunda mulher na categoria Política na pesquisa Mulheres da Cidade.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.