O Complexo Turístico da Carioca pretende incrementar o turismo sustentável integrando o Largo da Carioca, o Parque Municipal da Estrada Imperial e o Caminho de Cora Coralina. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Goiás Turismo. O custo estimado é de R$ 1,1 milhão e parte dos recursos já está assegurada em emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, pela Goiás Turismo e Prefeitura de Goiás.
A região onde será o Complexo Turístico da Carioca abriga um valioso potencial turístico que inclui o Rio Vermelho, quedas d’água, canyon, piscinas naturais, monumentos históricos, elementos culturais e lendas que são registros importantes da memória e identidade da antiga Vila Boa. A área terá trilhas e os monumentos históricos serão restaurados, bem como feita a ampliação do Eco Museu e melhoria da sinalização turística, limpeza e paisagismo.
“É preciso ter um novo olhar sobre a região, o que vai exigir um trabalho cotidiano de mobilização, sensibilização, educação ambiental e patrimonial e um relacionamento cuidadoso com os visitantes”, explica o secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Santana, idealizador do projeto do Complexo Turístico da Carioca.
Rodrigo Santana explica que está em fase de finalização uma pesquisa realizada junto a turistas, moradores e empresários. A Goiás Turismo trabalha na conclusão do material que vai subsidiar os estudos técnicos. O diagnóstico de implantação terá a participação da UEG, UFG, IFG, Goiás Turismo e Observatório do Turismo.
* Reportagem publicada originalmente na edição de março do jornal Ummix Cidade de Goiás