Sexta, 18 de Junho de 2021 02:34
62 3371-3000
Cidades LUTO

Cidade de Goiás perde um ícone da cultura popular para a Covid-19

Maria Abadia faleceu nesta segunda-feira no Hospital São Pedro. A Prefeitura de Goiás decretou luto de três dias.

07/06/2021 10h04 Atualizada há 1 semana
Por: Rosângela Aguiar

 

Maria Abadia Pereira da Silva, 83 anos, tornou-se ícone das tradições da cultura popular vilaboense. Abadia era santeira de bandeiras e flâmulas sagradas da Folia de Reis. Conhecia cada doceira, cada esquina, cada história de foliãs e foliões da Cidade de Goiás. Na manhã desta segunda-feira, 7, ela não resistiu à Covid-19 e veio a óbito no Hospital São Pedro.

 

Em homenagem a ela, às 9h30 saiu um pequeno cortejo de despedida com as flâmulas e bandeiras confeccionadas por Abadia sairá dos fundos do Hospital São Pedro em direção ao Cemitério São Miguel da Cidade de Goiás, onde será enterrada. Abadia começou o ofício de fazer as bandeiras da folia ainda pequena e começou a participar cantando sem nunca falhar um ano. Era a chamada “derradeira voz”, aquela voz bem aguda dos cantos dos foliões.

 

No curta “Devoção Dabadiinha”, de Lucinete Morais e Thaynara Rezende, que está disponível no Youtube, é possível conhecer um pouco da história de vida desta mulher, que era um patrimônio vivo da cultura popular vilaboense. “Ela movimentava a cultura popular da cidade. Se você queria saber alguma coisa das festividades, do folclore, conhecer os pontos da cidade, era só falar com a Abadiinha. Uma mulher incansável, um ícone que acabamos de perder”, lamenta Lucinete Morais, que recentemente percorreu com ela vários locais folclóricos da cidade, como a Pedreira do Santo Fujão, Ouro Fino, entre outros.

 

Luto Oficial

 

“Badiinha era um símbolo da nossa cidade, figura popular, conhecida por sua vestimenta e as bandeiras de Santos que empunhava em demonstração de sua fé, estamos muito consternados”, disse o prefeito Aderson Gouvea em nota. Em homenagem a este ícone vilaboense, o prefeito decretou luto oficial de três dias. 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.