Se capacitar e aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho. É esta a oportunidade aberta para 805 pessoas cursarem cursos certificados pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás Goiandira Ayres do Couto (Cotec). A iniciativa é da e da Secretaria de Estado da Retomada, com parceria do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG). As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pela internet até o próximo dia 14 de setembro. O resultado dos aprovados será divulgado dia 15. Seleção será por sorteio.
As aulas começam no dia 20 e ocorre na modalidade na modalidade On-Line (híbrido), no âmbito do Regime Especial de Aulas não Presenciais. A idade mínima é de 16 anos e os candidatos necessitam estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Para se inscrever, é preciso acessar o site https://cett.org.br/cotec/ e ir até CIDADE DE GOIÁS e escolher entre as opções de Capacitação ou Qualificação. Neste site também está disponível o edital com todos os detalhes do processo seletivo.
No total são 560 vagas para 16 turmas de cursos de capacitação, mais focados na área de culinária (confira a lista abaixo). Há opções para estudo nos períodos matutino, vespertino e noturno. As aulas são de segunda a sexta e cada curso de capacitação tem a duração de 40 horas.
A diretora do Cotec, professora Adriana Bezerra, destaca a importância do preenchimento das vagas na Cidade de Goiás. “É importante que as pessoas se inscrevam e participem, pois assim conseguimos dar continuidade aos cursos, além de aumentar as opções oferecidas aqui. Caso não haja interesse da população, pode ser que as instituições fechem turmas aqui e resolvam oferecer em outros municípios, fazendo com que percamos futuramente esta oportunidade”, comentou.
Do total de vagas do Processo Seletivo de Alunos, 40% serão destinadas à Comunidade em geral que tenha concluído o Ensino Médio e 60% das vagas são para os alunos advindos/as de escolas públicas, ou com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, e/ou em situação de vulnerabilidade social e estudantes com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento com inscrições realizadas pelo formulário disponibilizado no site: https://cett.org.br/cotec/ Onde constará um formulário auto declaratório socioeconômico.