Domingo, 23 de Janeiro de 2022 21:05
4000-2115
Cultura CULTURA

Museus da Cidade de Goiás voltam a funcionar

Confira o horário de funcionamento do Museu de Arte Sacra da Boa Morte e do Museu das Bandeiras

16/09/2021 15h00
Por: Marcela Guimarães
Foto: Luiz Castro
Foto: Luiz Castro

 

Após um ano e meio fechados devido a pandemia da Covid-19, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte e o Museu das Bandeiras voltaram a abrir as portas ao público. Nos dois locais, o funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. 

 

Os espaços estão seguindo todos os protocolos de prevenção, como disponibilização de álcool em gel, obrigação do uso de máscara e distanciamento social. Por enquanto, podem entrar de uma só vez somente três pessoas, com direito a 10 minutos de visitação, com tolerância de cinco minutos.

 

Segundo Rodrigo Dias, mediador cultural do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, há um projeto para que os museus passem a funcionar também nos finais de semana para atender turistas e também os vilaboenses que trabalham em horário comercial. “Vamos abrir este modelo para testar os protocolos de segurança. Creio que em breve teremos a reabertura aos finais de semana, mas ainda não temos uma data prevista”, afirmou. Os dois museus ficam no Centro Histórico da Cidade de Goiás. 

 

O acervo do Museu da Boa Morte é de propriedade da Diocese de Goiás e é gerido, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Museus. Seu edifício foi construído em 1779 para sediar uma Igreja para Santo Antônio de Pádua. Porém, acabou sendo doado para a Confraria dos Homens Pardos da Boa Morte que em 1792 concluiu sua construção em homenagem à Nossa Senhora da Boa Morte. O prédio foi tombado pelo Iphan em 1951 e se tornou museu em 1969.

 

Já o Museu das Bandeiras fica no antigo prédio que foi utilizado como Câmara e Cadeia. Foi construído em 1766. Tornou-se museu em 1949 e foi aberto ao público em 1954. Lá estão mais de 500 objetos museológicos significativos da presença negra, indígena e portuguesa em Goiás. Entre eles, estão objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos, utensílios e outros, confeccionados em estilos, técnicas e épocas diversas

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.